Carvalhal de Vermilhas


As propriedades localizam-se na Serra do Caramulo, perto da aldeia de Vermilhas, na União das freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, em Vouzela. As duas propriedades, com o nome Cabrieira (3,2 hectares - 40º38’57,38’N; 8º08’16,43’’O) e Dumação (2,3 hectares - 40º39’03,53’’N; 8º08’26,84’’O), têm no total 5,5 hectares.




As propriedades foram adquiridas em 2015 com recurso a uma campanha de crowdfunding intitulada “E que tal sermos donos disto tudo?”.




Quando as propriedades foram compradas a regeneração de carvalhal era abundante, mas fortemente embebida numa matriz de matos altos que criava uma extensão contínua de combustíveis, à espera do fogo seguinte.

As ações levadas a cabo neste terreno pretendem acelerar a formação de um copado que controle o mato por ensombramento.

Durante os dois últimos anos foram sendo selecionados núcleos de carvalhos que pareciam ter melhor desenvolvimento, tendo-se cortado o mato envolvente e podado os carvalhos para criar uma descontinuidade vertical dos combustíveis. Os matos foram deixados no local para manter a matéria orgânica no sistema e atrasar a regeneração do sub-bosque.



Os resultados são hoje bem visíveis, com áreas em que o carvalhal começa a fechar o copado e a destacar-se nitidamente da matriz de matos envolvente, criando fundadas esperanças de que no próximo fogo seja possível uma menor afectação dos carvalhos. Consequentemente, prevê-se uma forte recuperação pós-fogo, diminuindo bastante o tempo necessário para que o carvalhal adulto reduza a necessidade de gestão ativa, cumprindo os objectivos do plano de gestão.


Em 2017 deu-se continuidade às ações de gestão definidas, com recurso ao programa de voluntariado, tendo sido realizadas várias jornadas nestes terrenos. Antes de se iniciarem os trabalhos de cada jornada, foi feita uma pequena formação sobre os objectivos de gestão adoptados, as opções para os atingir e a utilização das ferramentas. Em paralelo, foram feitas algumas ações de abertura e manutenção de caminhos para garantir as condições de uso público, como previsto nos objectivos do plano de gestão, existindo neste momento um percurso circular por toda a propriedade.



Todas as atividades, quer de visitação quer de voluntariado, serviram para discutir o modelo de gestão adoptado e os seus resultados, o que se procurará potenciar nos anos futuros. 


Comentários