Baldio da Granja


O terreno (40º45’52,12’’N; 8º10’36,095’’O), cedido pela Assembleia de Compartes do baldio da Granja, localiza-se na freguesia de Valadares, Oliveira de Frades, e compreende uma área de 3 hectares.
 
Ação de descasque de Mimosas
 Este terreno caracteriza-se por uma forte presença de Mimosas (Acacia dealbata), sendo o seu controlo a prioridade de gestão.


Resultado de descasque de Mimosas

Este terreno recebeu o quinto colóquio da Montis, em Outubro de 2016. Na preparação para o colóquio, uma equipa de sapadores florestais de S. Cristóvão procedeu à abertura de caminhos de acesso ao baldio. Desta forma, criou-se um acesso ao terreno para esta e futuras atividades.

Acesso à propriedade
 Em Março de 2017, a jornada de voluntariado da Montis foi realizada neste terreno, tendo como foco o descasque de mimosas, com um forte carácter pedagógico, permitindo que as pessoas da freguesia tomassem contacto com as técnicas de descasque de acácias, em detrimento das soluções de corte, muito menos eficazes. A jornada de voluntariado de Setembro (dia 2) será igualmente nesta propriedade, dando continuidade aos trabalhos anteriormente realizados.

Comentários