Atividades

Saiba mais sobre as próximas atividades programas através do Calendário ou da atual carta mensal.


Programa de Voluntariado Mensal
Iniciado em 2015 com a pretensão de gerir o carvalhal de Vermilhas, realiza-se no 2º Sábado de cada mês.


O seu sucesso levou a que atualmente as necessidades desta propriedade sejam menores e permitam que os locais da intervenção sejam alternados com as restantes propriedades sob gestão da Montis.

Esporadicamente, o programa de voluntariado procura mobilizar participantes para outros locais, que não geridos pela Montis, o são por entidades parceiras, contribuindo para esses projectos e possibilitando trocas de experiências sempre enriquecedoras.


                                                           Passeio da Biodiversidade 
Passeios mensais que têm como objetivo, através da interpretação da paisagem, abordar a gestão dos espaços e discutir temas relacionados com a conservação da natureza, valorização da biodiversidade, entre outros, de acordo com as particularidades de cada percurso.



Fim de Semana Voluntários
Fim-de-semana, dedicado a ajudar os sistemas naturais a evoluir com o fogo, numa área de baldio sob gestão da Montis, apoiando os processos naturais que promovem o desenvolvimento mais rápido da vegetação até fases mais maduras. Duração de um dia e meio,

Fotografia de Nuno Neves
Numa intervenção que visa envolver as pessoas comuns na gestão de sistemas naturais, pretende-se obter um território mais rico e mais preparado para conviver com o fogo de forma mais útil para as pessoas e para a biodiversidade.


 Passeios do Fogo 
Passeios que ocorrem bimestralmente, fora da época de Verão, para se discutir os vários tipos de fogo e os porquês, as suas consequências e oportunidades, entre outros tópicos.


Os passeios do fogo da Montis são uma atividade onde se pretenda que haja discussão entre os diversos participantes, onde os contributos e dúvidas levantadas pelos participantes enriquecem o próprio passeio.


Oficinas de Engenharia Natural 
Pretende-se dar a conhecer e testar técnicas de engenharia natural, com potencial de serem replicadas por pessoas comuns, com potencial de aplicação na gestão de terrenos.


Oficinas intensivas de engenharia natural, com a duração de um fim de semana. O primeiro dia inicia-se com uma apresentação teórica, seguidos de trabalhos práticos. O segundo dia é inteiramente prático nas propriedades, com aplicação das técnicas utilizadas no dia anterior.


Campo de Trabalho Internacional
Sete dias dedicados a melhorar as condições dos ecossistemas no Baldio de Carvalhais, criando comunidades resilientes ao fogo e gradualmente aumentar a biodiversidade através de intervenções estratégicas que permitam aumentar a velocidade de recuperação da vegetação para que, o mais rapidamente possível, existam manchas contínuas de arvoredo e matos, propiciando refúgios e alimentos, consequência do favorecimento de espécies que garantam mais alimento.


O I Campo de trabalho internacional decorreu nos dias de 17 e 23 de Julho de 2017.



Colóquios
Organização de 2 colóquios anuais com temas diferenciados, ligados à conservação da natureza, p.e. Gestão de Habitats, Gestão de áreas protegidas locais ou As pessoas e a natureza.



   


Comentários