A Montis

A MONTIS - Associação de Conservação da Natureza é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Está sedeada em Vouzela, Viseu, foi criada no dia 23 de Março de 2014 e tem como objectivo central gerir territórios, com relevância para a conservação dos valores naturais.

Os objetivos centrais desta associação, que conta atualmente com cerca de 350 sócios, portugueses e estrangeiros, são garantir o desenvolvimento dos processos naturais, promover a conservação de espécies autóctones, gerir de forma inteligente os fogos florestais e outros riscos naturais e aumentar o valor de mercado da biodiversidade.

Iniciou a sua actividade nas serras envolventes do Vouga e Paiva (Freita, Arada, Montemuro, Lapa e Caramulo), onde tem sob gestão actualmente 155 hectares, mas com intenção de se estender a outros locais do território nacional.

Organiza mensalmente um passeio pedestre para os sócios e uma jornada de trabalho voluntário nas propriedades da Serra do Caramulo. Semestralmente, organiza um seminário na região, em que os temas estão sempre relacionados com a conservação e a biodiversidade.