Talvez na Sexta

A Montis tem programado queimar, controladamente, mais dez hectares do baldio de Carvalhais, depois de em Fevereiro do ano passado ter queimado 20 hectares (as imagens desse fogo ilustram este post).
Esperamos queimar outros vinte hectares no próximo Outono/ Primavera, depois ter um ano de intervalo e voltar a queimar os primeiros vinte hectares referidos, que entretanto estamos a preparar para esse momento, gerindo-o de modo a optimizar a recuperação das matas ripícolas e carvalhais.
A nossa intenção teria sido queimar no Outono, para aumentar a diversidade de nichos ecológicos e também para avaliarmos eventuais alterações na recuperação das áreas queimadas no Outono ou na Primavera, mas este ano não tem sido fácil encontrar uma janela boa para queimar o giestal denso e alto que caracteriza os dez hectares em que queremos intervir.
Aparentemente há uma oportunidade, de acordo com as previsões meteorológicas que existem, que não sendo a ideal (poderá haver zonas no interior do giestal que arderão mal ou não arderão), é uma oportunidade interessante, antes de começar de novo a chover.
Se tudo se mantiver, se tudo correr como previsto, é nesta sexta de manhã que vamos tentar queimar estes dez hectares e será muito bem vindo quem vier por bem, para ver, discutir, avaliar e fazer sugestões sobre a gestão que estamos a fazer.


Comentários