Assim se passaram os últimos dias

Sexta-feira, dia 8, integrada na EUROPARC Conference, conferência dedicada à conservação da valores naturais e culturais, a Montis recebeu 10 participantes no baldio de Carvalhais.

Participantes na área de intervenção por fogo controlado.

Durante toda a manhã percorremos a encosta, discutimos as intervenções realizadas até agora, quais os objetivos a curto, médio e longo prazo, numa conversa que juntou as várias experiências dos participantes, contribuindo para o seu enriquecimento.



Sábado, dia 9, o palco do voluntariado mensal da Montis foi o baldio da Granja, na freguesia de Valadares. 


Após breves trabalhos de manutenção do acesso à propriedade, dedicámos-nos ao objetivo principal do dia. Dar continuidade aos trabalhos de controlo das mimosas aqui presentes, quer através de descasque quer através de arranque/corte de pequenos indivíduos que procuram germinar após a intervenção de Março deste ano.


E que alegres ficamos ao ver já vários carvalhos crescer no interior do núcleo anteriormente exclusivo das mimosas.


No Domingo, dia 10, decorreu o Dia no Carvalhal, em Vermilhas, onde visitámos o interior do carvalhal da Montis mas não só.

Fotografia da Ana Isabel Martins.

A manhã foi dedicada ao interior do carvalhal da Montis, onde fomos falando sobre as várias intervenções realizadas até agora (e as a realizar no futuro).


A visita ao nosso miradouro é quase obrigatória.

Após uma merenda marcada pela partilha e experiência de novos sabores seguida de uma sesta nos colchões naturais que os lameiros nos oferecem, partimos para o passeio da tarde, pelas redondezas e onde observámos elementos muito variados.

Campos de milho rodeados de videiras (e suas uvas).

Um amigo que insistia em nos acompanhar no passeio.

Que bom aspecto... e ainda sabiam melhor.

Dias preenchidos, diferentes e sempre com muita alegria.

Comentários