Plano de acção para a conservação do Lobo-ibérico


Esta excelente fotografia do João Cosme é uma boa entrada para este post, mostrando a serra da Arada, uma área de interesse prioritário para a Montis, dentro da área de ocorrência actual do Lobo em Portugal.

A Montis foi convidada a participar na construção do Plano de Acção para a conservação do Lobo-ibérico, o que faremos com gosto, centrados no que nos preocupa: abertura, transparência, foco na gestão concreta dos problemas e ligação à economia que gera os recursos necessários para a gestão e conservação da biodiversidade.

Ainda não temos posições muito definidas, queremos dar oportunidade para que todos os que queiram dêem a sua opinião e por isso decidimos colocar todos os documentos de temos conhecimento numa nuvem, acessíveis a qualquer pessoa.

São documentos de trabalho, como é facilmente perceptível, com comentários de várias organizações, o que nos ajuda a formar a nossa própria opinião.

Para já sentimos que há demasiada dispersão, que é bom definir prioridades sabendo que os recursos serão sempre escassos, mas esperamos ter tempo para que se construa uma plataforma em que provavelmente haverá divergências mas também um campo comum de trabalho que seja útil à conservação do lobo.

Todos os contributos serão bem-vindos.

Comentários