Portal do Inferno - Covas do Monte

O próximo passeio da Montis é no dia 25 de Abril na Serra da Arada.


Esta caminhada é um pouco diferente do que temos organizado, principalmente por ser um percurso de dificuldade média-alta, o que requer alguma preparação física.

Para quem está habituado a caminhadas, tiver o mínimo de equipamento e se sinta à vontade em trilhos mais inclinados, é um percurso extraordinário.

O percurso começa no Portal do Inferno e termina na Aldeia de Covas do Monte, tem 3,5 km e 400 m de desnível, feitos no sentido descendente.

Como não é um percurso circular, é necessário assegurar o transporte no final, junto à aldeia de Covas do Monte. Para a preparação dessa logística, a organização deixará no final do percurso um automóvel para transportar os participantes.

O ponto de encontro é no Portal do Inferno às 10h00, dura aproximadamente 3h e no fim há um almoço no restaurante da Associação dos Amigos de Covas do Monte, mediante inscrição e com um preço de 7€. Quem preferir poderá levar merenda.

Como chegar:

Vindo de S. Pedro do Sul - Seguir as indicações para Serra da Arada e S. Macário (igreja e miradouro no topo da Serra da Arada), atravessando as aldeias de Ponte (junto a S. Pedro do Sul), Alvarinho, Oliveira, Sul e Aldeia. Uma vez no cruzamento para o S. Macário, seguir à esquerda para Covas do Monte/Portal do Inferno. Depois de 3 a 4 km's, seguir à esquerda para o Portal do Inferno/Arouca, sendo a indicação da direita para Covas do Monte.

Vindo de Arouca - Seguir a estrada M510 em direção a Janarde e Regoufe.  Depois da aldeia de Ponte de Telhe seguir à direita para a estrada M567 em direção ao Geopark de Arouca e Drave. Uma vez no topo da serra, seguir a mesma estrada até ao Portal do Inferno.

Coordenadas GPS do ponto de encontro: 40º52'01.03'' N, 8º06'11.20'' O.

Contactos:

Telem: 912996340
E-mail: montisacn@gmail.com

Informações:

O percurso é exigente e o piso em alguns troços encontra-se em mau estado, é importante os participantes terem bom calçado.

Comentários