Amanhã

Fotografia de Jorge Moreira, em 21 de Março, num dos miradouros que ficaram acessíveis com o trabalho de todos. Agora é preciso usar o caminho para o consolidar e não o deixar fechar outra vez. E uma ou outra clareira. E etc.. Os dias antes desta chuva, que foram de vento Leste, trouxeram outra vez fogos de dimensões apreciáveis à região. Neste caoso, o que queremos é preparar os terrenos que comprámos para a chegada do fogo, que é uma questão de tempo, reduzindo os seus efeitos negativos e aumentando os seus efeitos positivos, de maneira a que o carvalhal evolua mais depressa, mesmo com o fogo presente no sistema, o que é uma inevitabilidade.

Amanhã é o segundo sábado de Abril.

E como é o segundo sábado do mês, lá teremos mais uma jornada de voluntariado, a segunda experiência que fazemos neste formato. Pelo meio fizemos uma experiência num formato diferente, de onde vem a fotografia deste post, com os participantes na Assembleia Geral do dia 21 de Março.

O Miguel Peixoto vai acompanhar os voluntários que se inscreveram (uma formalidade conveniente para tratar dos seguros e da refeição ligeira que será partilhada) porque o João Miguel anda numa formação sobre a utilização moderna de tracção animal. Não temos condições para usar neste momento a tração animal como instrumento de gestão, mas é bom manter a cabeça aberta a novas soluções de sustentabilidade.

O tempo vai estar bom, de acordo com as previsões, o trabalho é o que cada um quiser fazer, a vista é deslumbrante (a fotografia não chega, um duas semanas depois as folhas dos carvalhos já marcam presença), temos pequenas ferramentas e luvas e temos ainda tempo e oportunidade para mais uma mão que queira ajudar na gestão dos terrenos.

E tragam mais um amigo.

Comentários

  1. Em Vermilhas, no dia da Assembleia Geral, também houve uma "demonstração" de tração animal, só talvez não possa ser classificada como moderna. Fica aqui o registo:

    https://www.flickr.com/photos/quinta_de_corujas/16712994930/in/set-72157649175730814
    https://www.flickr.com/gp/quinta_de_corujas/9Foq8t/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário